Esta receita tirei de uma revista culinaria,que fazia publicidade ao lidl.
Ingredientes:
600g de farinha
125 g de manteiga amolecida
50g de açucar
4 ovos
2 dl de leite
2 colheres de cha de fermento de padeiro em po
1 colher de cha de canel
1 pitada de sal
Preparaçao:
colocar todos os ingredientes no copo da bimby e programar 5min/espiga.
Faça uma bola com a massa coloque dentro de uma bacia,e deixe duplicar de volume tapado.
Coloque a massa na mesa povilhada com farinha faça 2 rolos do mesmo tamanho,enrole um no outro a ficar tipo uma coroa. coloque depoi dentro de uma forma de buraco previamente untada e polvilhada e deixe levedar por mais 30minutos.
ligue o forno a 180°C pincele o folar com a gema e leve ao forno por 40 minutos.
segunda-feira, abril 25
domingo, abril 24
Ovos de chocolate com musse de cafe
com este molde fiz meios ovos de chocolate, fiz so 4 porque o plastico era bastente duro o que dificultava a retiragem dos ovos, derreti o chocolate em banho-maria e passei pelo ovo. leva-se ao frigorifico ate solidificar.
Bati um pacote de natas com 2 colheres de açucar e fui adicionando cafe soluvel a gosto enquanto montava as natas.
a parte fiz um cafe e adocei,embebi palitos la rein e coloquei dentro de cada ovo,e cobri com a musse .
como os ovos demoravam muito tempo,acabei por fazer o resto em taças...
cobri com raspas de chocolate
Bati um pacote de natas com 2 colheres de açucar e fui adicionando cafe soluvel a gosto enquanto montava as natas.
a parte fiz um cafe e adocei,embebi palitos la rein e coloquei dentro de cada ovo,e cobri com a musse .
como os ovos demoravam muito tempo,acabei por fazer o resto em taças...
cobri com raspas de chocolate
sexta-feira, abril 22
Pao-de-lo
Este foi o pao-de-lo que fiz,pascoa sem pao-de-lo nao e pascoa (digo eu).
Ingredientes:
14 gemas
4 claras
250g
150g de farinha
manteiga q.b.
Preparaçao:
Forre uma forma com papel vegetal,(para ser mais simples forrei uma forma sem buraco) de seguida unte o papel vegetal com manteiga.
Bata muito bem as gemas com as claras e o açucar (eu bati 10m). Peneire a farinha e envolva-a no preparado anterior. Ligue o forno a 170°C.
Verta a massa na forma e deixe cozer 30 a 35 minutos,esteja atenta a cozedura para que nao fique seco.
Ingredientes:
14 gemas
4 claras
250g
150g de farinha
manteiga q.b.
Preparaçao:
Forre uma forma com papel vegetal,(para ser mais simples forrei uma forma sem buraco) de seguida unte o papel vegetal com manteiga.
Bata muito bem as gemas com as claras e o açucar (eu bati 10m). Peneire a farinha e envolva-a no preparado anterior. Ligue o forno a 170°C.
Verta a massa na forma e deixe cozer 30 a 35 minutos,esteja atenta a cozedura para que nao fique seco.
| acabadinho de sair do forno |
| depois de frio e desenformado |
| a fatia... |
| e se foce voces despachava-me pois um coelhinho esta a comer o meu pao-de-lo... |
quinta-feira, abril 21
bifes de peru com molho de vinho tinto
500g de bifes de peru
sal e pimenta q.b.
1 colher (sopa) de oleo
100g de margarina
1 cebola
2 dentes de alho
2 dl de caldo de galinha
1 colher (cha) de farinha maisena
2 dl de vinho tinto
azeitonas pretas q.b.
Preparaçao:
Tempere os bifes com sal e pimenta. Deite o oleo e a margarina num tacho e leve ao lume deixe aquecer junte os bifes,deixe alourar de ambos os lados. Retire e reserve.
Pique a cebola e os dentes de alho,adicione-os ao tacho com a gordura de fritar os bifes e deixe refogar ate a cebola alourar.
Junte depois o caldo de galinha e a farinha maisena, previamente dissolvida no vinho tinto, e deixe cozinhar ate começar a engrossar.
Junte novamente os bifes,tape o tacho e deixe apurar bem.Retire do lume e sirva decorado com azeitona. Acompanhei com arroz de cenoura.
terça-feira, abril 19
Empadao *aproveitar arroz*
Tinha no frigorifico uns restos de arroz,um de ervilha e outro de cenoura,como para comer numa refeiçao era pouco, entao resolvi reciclar e nao e que ficou um empadao maravilhoso.
Comecei por colocar arroz de ervilha no fundo de um recipiente que possa ir ao forno
Num tacho coloquei bacon e salsichas as rodelas e reguei com um fio de azeite
Meti em cima do arroz
Na gordura que ficou no tacho salteei os grelos simplesmente com um bocadinho de sal,e acrescentei ao recipiente.
Juntei mais um resto de arroz de cenoura
Fiz bechamel na bimby e reguei, com a faca fiz umas aberturas para passar um pouco para baixo.
Polvilhei com queijo ralado
E levei ao forno cerca de 20 minutos,cobri com aluminium e destapei no fim para alourar.
E aqui esta o empadao...
ficou muito saboroso
e bem recheadinho...
Num tacho coloquei bacon e salsichas as rodelas e reguei com um fio de azeite
Meti em cima do arroz
Na gordura que ficou no tacho salteei os grelos simplesmente com um bocadinho de sal,e acrescentei ao recipiente.
Juntei mais um resto de arroz de cenoura
Fiz bechamel na bimby e reguei, com a faca fiz umas aberturas para passar um pouco para baixo.
Polvilhei com queijo ralado
E levei ao forno cerca de 20 minutos,cobri com aluminium e destapei no fim para alourar.
E aqui esta o empadao...
ficou muito saboroso
e bem recheadinho...
segunda-feira, abril 18
Rissois de peixe e camarao
Na semana passada fiz estes rissois de peixe e camarao,onde me guiei pela receita da Luisa Alexandra, e devo dizer que ficaram deliciosos,ja provei mas fiquei tao deliciada que me esqueci da foto do recheio fica para a proxima vez que fritar pois ainda tenho no congelador.
Ingredientes p/ a massa:
500g de farinha
500g de agua
60g de manteiga
10g de azeite
1 pitada de sal
Ingredientes p/o recheio:
4 filetes de pescada(que encolheram tanto que parecia so 2)
250 g de miolo de camarao
300g de agua da cozedura do peixe
20g de margarina
30g de farinha
2 colheres de sopa de creme de marisco
Preparaçao :
pese a farinha e reserve.
coloque no copo a agua a manteiga o azeite o sal e programe 5min/100°/vel1.
junte a farinha de uma so vez e programe 20 seg/vel4. Retire a massa e deixe arrefecer.
coze-se o peixe dentro do cesto da bimby 15min/100°/vel4.Quando faltar cerca de 5min junta-se o miolo de camarao ao peixe para cozer. Reserva-se a agua da cozedura retira-se as espinhas ao peixe e desfia-se.
no copo da bimby coloca-se 300g da agua de cozer o peixe,20g de margarina,30g de farinha e 2 colheres de sopa de creme de marisco e programa-se 5min/90°/vel3.
no final obtem-se um creme grosso ao qual se adiciona o peixe desfiado,mistura-se bem com a espatula.
estende-se a massa com o rolo, coloca-se um pouco de recheio e um camarao, dobra-se e corta-se com um copo.
no final passa-se por ovo e pao ralado.
Ingredientes p/ a massa:
500g de farinha
500g de agua
60g de manteiga
10g de azeite
1 pitada de sal
Ingredientes p/o recheio:
4 filetes de pescada(que encolheram tanto que parecia so 2)
250 g de miolo de camarao
300g de agua da cozedura do peixe
20g de margarina
30g de farinha
2 colheres de sopa de creme de marisco
Preparaçao :
pese a farinha e reserve.
coloque no copo a agua a manteiga o azeite o sal e programe 5min/100°/vel1.
junte a farinha de uma so vez e programe 20 seg/vel4. Retire a massa e deixe arrefecer.
coze-se o peixe dentro do cesto da bimby 15min/100°/vel4.Quando faltar cerca de 5min junta-se o miolo de camarao ao peixe para cozer. Reserva-se a agua da cozedura retira-se as espinhas ao peixe e desfia-se.
no copo da bimby coloca-se 300g da agua de cozer o peixe,20g de margarina,30g de farinha e 2 colheres de sopa de creme de marisco e programa-se 5min/90°/vel3.
no final obtem-se um creme grosso ao qual se adiciona o peixe desfiado,mistura-se bem com a espatula.
estende-se a massa com o rolo, coloca-se um pouco de recheio e um camarao, dobra-se e corta-se com um copo.
no final passa-se por ovo e pao ralado.
| este foi o creme de marisco que usei |
| este e o aspecto do recheio ja com o peixe desfiado |
domingo, abril 17
arroz de marisco
Ingredientes:
1 cebola
2 dentes de alho
40g de azeite
2 colheres de(sopa) de creme de marisco
1 caldo knorr de marisco
500g de mistura de marisco
1 copo de arroz
salsa picada
Preparaçao:
Coloque a cebola e os alhos no copo e pique 5seg/vel 5.
Adicione o azeite e refogue 5min/varoma/vel1.
Junte o arroz e dois copos de agua,o preparado para creme de marisco e o caldo knorr, e deixe cozinhar alguns minutos (eu deixei 7m).
Junte a mistura de marisco sem as delcias e programe 18min/100°/colher inversa/vel.colher. De vez em quando mexa com a espatula para soltar o arroz. quando faltar cerca de 3minutos junte as delicias rectifique o sal, e se necessario adicione mais agua.
Por fim polvilhe com salsa.
Esta e uma alternativa ao refogado de tomate, adorei e vou fazer mais vezes assim.
sábado, abril 16
Carne de porco com morcela
Ingredientes:
500g de carne de porco
sal e pimenta q.b.
1 colher de (cha) de cominhos em po
1 colher(cha)de colorau
3 dentes de alho
2 dl de vinho branco
1 folha de louro
1/2 morcela
2 colheres (sopa) de banha
500g de batatinhas
1 molho de grelos
azeite q.b
Preparaçao:
Corte o lombo de porco em pedaços,deite-os numa tigela e tempere-os com sal, pimenta, os cominhos, o colorau, os dentes de alho picados, o vinho e o louro, deixe marinar(eu deixei de um dia para o outro).
Leve ao lume um tacho com a banha, deixe derreter, junte a carne com a marinada,deixe cozinhar em lume brando ate ficar douradinha.
Entretanto coza a morcela em agua durante 15 minutos.
Descasque as batatinhas lave-as e frite-as em oleo ate ficarem bem douradinhas.
Depois escorra-as, junte-as ao tacho com a carne e adicione igualmente a morcela cortada em rodelas grossas. Sacuda o tacho para misturar bem e sirva decorado a gosto.
Eu acompanhei com grelos, que ja estavam cozidos e congelados, descongelei e salteei em azeite e alho.
500g de carne de porco
sal e pimenta q.b.
1 colher de (cha) de cominhos em po
1 colher(cha)de colorau
3 dentes de alho
2 dl de vinho branco
1 folha de louro
1/2 morcela
2 colheres (sopa) de banha
500g de batatinhas
1 molho de grelos
azeite q.b
Preparaçao:
Corte o lombo de porco em pedaços,deite-os numa tigela e tempere-os com sal, pimenta, os cominhos, o colorau, os dentes de alho picados, o vinho e o louro, deixe marinar(eu deixei de um dia para o outro).
Leve ao lume um tacho com a banha, deixe derreter, junte a carne com a marinada,deixe cozinhar em lume brando ate ficar douradinha.
Entretanto coza a morcela em agua durante 15 minutos.
Descasque as batatinhas lave-as e frite-as em oleo ate ficarem bem douradinhas.
| ja estava a descascar... |
Eu acompanhei com grelos, que ja estavam cozidos e congelados, descongelei e salteei em azeite e alho.
Da proxima vez nao junto as batatas a panela so para nao ficar com este aspecto "sujo" ,mas de resto estava
muito bom mais uma a repetir sem qualquer duvida.
sexta-feira, abril 15
Bolo simples
Ingredientes:
150g de manteiga
250g de açucar
200 g de leite
2 ovos
250g de farinha
1c. cha de fermento em po
Preparaçao:
Coloque no copo a manteiga e programe 20seg/ vel6
Adicione o açucar e programe 15seg/vel3
Junte o leite, um ovo de cada vez e programe 1 min/vel6
Adicione a farinha, o fermento e envolva com a espatula e de seguida 15seg/vel3
Unte uma forma, coloque o preparado e leve ao forno pre-aquecido 180° durante 30minutos.
150g de manteiga
250g de açucar
200 g de leite
2 ovos
250g de farinha
1c. cha de fermento em po
Preparaçao:
Coloque no copo a manteiga e programe 20seg/ vel6
Adicione o açucar e programe 15seg/vel3
Junte o leite, um ovo de cada vez e programe 1 min/vel6
Adicione a farinha, o fermento e envolva com a espatula e de seguida 15seg/vel3
Unte uma forma, coloque o preparado e leve ao forno pre-aquecido 180° durante 30minutos.
quinta-feira, abril 14
Carne de porco a alentejana
Esta receita tem varias formas de se fazer, eu faço-a de 2 formas hoje deixo uma delas, espero que seja do agrado de todos,pois eu gosto bastante.
Ingredientes:
500g de carne de porco partida em cubos(eu usei lombo)
500g de ameijoas
4 dentes de alho
1 folha de louro
3dl de vinho branco
2 colheres (sopa) de colorau /pimentao doce
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de banha
batata para fritar,partida aos cubos
pickles q.b.
Preparaçao:
Num recipiente coloque a carne,os alhos picados, a folha de louro, o colorau, sal, pimenta e regue com o vinho,misture bem, e deixe marinar algumas horas.
Coloque as ameijoas num recipiente com agua e sal para libertar a areia.
Num panela derreta a banha deixe ferver e junte a carne,bem como a marinada, deixe levantar fervura,diminua o fogo,e tape a panela,deixe cozinhar, mexendo de vez em quando.
Assim que a carne estiver quase pronta, frite as batatas em oleo bem quente.
Lave mais uma vez as ameijoas, e junte-as a carne, deixe cozinhar cerca de 10minutos.
Retire as batatas e coloque-as numa travessa, junte a carne com as ameijoas, e coloque pickles partidos por cima da carne.
quarta-feira, abril 13
Empadao de carne
Ingerdientes p/ o recheio:

1 cebola
2 dentes de alho
100g de polpa de tomate
30 g de azeite
500g de carne picada
1 folha de louro
1 caldo de carne
50g de vinho branco
20g de salsa picada
sal e pimenta q.b
Ingredientes p/ o pure
1000g de batata
350g de leite
sal e pimenta q.b.
50g de margarina
1gema de ovo
Preparaçao:
Coloque no copo a cebola, os, os alhos e pique 5seg/vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min/100°/vel 1.
Junte a carne,a polpa, o louro, o caldo de carnre, o vinho, o sal e a pimenta, e programe 10min/100°/colher inversa/vel. colher. Retire e reserve.
Deite no copo as batatas cortadas em cubos, o leite, o sal e a pimenta, e programe 30min/90°/vel1.
Adicione a margarina e programe 30seg/vel4
Pre-aqueça o forno a180°.
Num pyrex untado com manteiga, coloque metade do pure, a carne reservada, cubra com o restante pure,e pincele com a gema de ovo, leve ao forno cerca de 20m.
1 cebola
2 dentes de alho
100g de polpa de tomate
30 g de azeite
500g de carne picada
1 folha de louro
1 caldo de carne
50g de vinho branco
20g de salsa picada
sal e pimenta q.b
Ingredientes p/ o pure
1000g de batata
350g de leite
sal e pimenta q.b.
50g de margarina
1gema de ovo
Preparaçao:
Coloque no copo a cebola, os, os alhos e pique 5seg/vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min/100°/vel 1.
Junte a carne,a polpa, o louro, o caldo de carnre, o vinho, o sal e a pimenta, e programe 10min/100°/colher inversa/vel. colher. Retire e reserve.
Deite no copo as batatas cortadas em cubos, o leite, o sal e a pimenta, e programe 30min/90°/vel1.
Adicione a margarina e programe 30seg/vel4
Pre-aqueça o forno a180°.
Num pyrex untado com manteiga, coloque metade do pure, a carne reservada, cubra com o restante pure,e pincele com a gema de ovo, leve ao forno cerca de 20m.
terça-feira, abril 12
Risotto de queijo
Ingredientes:
1 cebola
2 dentes de alho
40g de azeite
150g de arroz (para risotto)
1 copo pequeno de vinho branco
80g de queijo (eu usei parmigiano reggiano)
Agua q.b.
Preparaçao:
Coloque o queijo no copo,de uns golpes de turbo,e rele na vel 10 ate ficar em po. Retire do copo e reserve.
Com o copo limpo coloque a cebola e os dentes de alho, pique 5 sg/vel 5.
Adicione o azeite e refogue 5min/tem 100°/vel 1. Coloque uma panela ao lume com agua e deixe ferver,meta no minimo para a agua se manter quente.
Meta a borboleta, e junte o risotto tempere a gosto(eu so meti um pouco de sal e pimenta branca) programe 20minutos/tem100°/vel colher inversa, adicione uma concha de sopa de agua a ferver (na embalagem do arroz marcava cozedura em17minutos mas tive necessidade de adicionar mais 4 minutos, mas isso depende de cada marca e gosto pessoal).
Va adicionando agua aos poucos, deixando o arroz absorver o liquido antes de acrescentar mais agua.
Nos ultimos 5minutos acrescente o vinho, e assim que faltar 2 junte o queijo em ralado.
Eu acompanhei com pedaçinhos de vitela grelhada.
1 cebola
2 dentes de alho
40g de azeite
150g de arroz (para risotto)
1 copo pequeno de vinho branco
80g de queijo (eu usei parmigiano reggiano)
Agua q.b.
Preparaçao:
Coloque o queijo no copo,de uns golpes de turbo,e rele na vel 10 ate ficar em po. Retire do copo e reserve.
Com o copo limpo coloque a cebola e os dentes de alho, pique 5 sg/vel 5.
Adicione o azeite e refogue 5min/tem 100°/vel 1. Coloque uma panela ao lume com agua e deixe ferver,meta no minimo para a agua se manter quente.
Meta a borboleta, e junte o risotto tempere a gosto(eu so meti um pouco de sal e pimenta branca) programe 20minutos/tem100°/vel colher inversa, adicione uma concha de sopa de agua a ferver (na embalagem do arroz marcava cozedura em17minutos mas tive necessidade de adicionar mais 4 minutos, mas isso depende de cada marca e gosto pessoal).
Va adicionando agua aos poucos, deixando o arroz absorver o liquido antes de acrescentar mais agua.
Nos ultimos 5minutos acrescente o vinho, e assim que faltar 2 junte o queijo em ralado.
Eu acompanhei com pedaçinhos de vitela grelhada.
segunda-feira, abril 11
Bolo de laranja
Mais um bolinho bem ao meu gosto,simples mas muito saboroso. No inicio pensei que nao iria apreciar muito pois leva a casca da laranja, e logo eu, que todas as receitas onde leva a raspada laranja ou limao nunca coloco pois nao gosto de sentir aqueles pedacinhos. Mas neste bolo nao se sente, e ainda confere um um gosto mais acentuado ao bolo. A receita esta no livro base da bimby.

Ingredientes:
1 laranja inteira
sumo de 1 laranja
250 g de açucar
100g bde oleo
4 ovos
300 g de farinha
2 c. dev cha de fermento
Pre-aqueça o forno a 180°c.
Coloque no copo a laranja inteira com o sumo de uma laranja e programe 15seg/ vel 9.
Junte o açucar, o oleo, os ovos e programe 2min/37° / vel 4.
Adicione a farinha, o fermento e programe 15 seg/vel 3.
Coloque numa forma de buraco untada com margarina e polvilhada com farinha, leve ao forno durante 30 minutos.
Ingredientes:
1 laranja inteira
sumo de 1 laranja
250 g de açucar
100g bde oleo
4 ovos
300 g de farinha
2 c. dev cha de fermento
Pre-aqueça o forno a 180°c.
Coloque no copo a laranja inteira com o sumo de uma laranja e programe 15seg/ vel 9.
Junte o açucar, o oleo, os ovos e programe 2min/37° / vel 4.
Adicione a farinha, o fermento e programe 15 seg/vel 3.
Coloque numa forma de buraco untada com margarina e polvilhada com farinha, leve ao forno durante 30 minutos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
